Entre em contato por WhatsApp e descubra como podemos te ajudar!

fibra bh imagem home medicina esportiva

Fisioterapia

O trabalho de fisioterapia tem grande função em nossa atuação multidisciplinar e integrada, visando o progresso físico do cliente. Esta área auxilia na prevenção de lesões, e na evolução de pacientes lesionados. É um trabalho extremamente importante para o regresso saudável, em tempo mínimo, do paciente à sua rotina cotidiana de práticas.

Fisioterapia

x

Avaliação Fisioterápica

O intuito da Consulta Fisiotérapica é a identificação dos problemas do sistema músculo esquelético relatados pelos paciente. Por meio de uma anamnese detalhada e minuciosa, testes ortopédicos e funcionais nossos fisioterapeutas poderão formatar hipóteses de diagnóstico cinético funcional do paciente para basear o plano de reabilitação de cada paciente de forma individualizada e eficaz.

Utilizamos de uma anamnese completa, seguida de testes ortopédicos e funcionais, que garantem uma análise eficiente do quadro lesional em questão. Em casos de diagnósticos de disfunções no movimento que podem acabar por sobrecarregar as articulações e tecidos moles do corpo, nossa equipe estará preparada para desenvolver um tratamento que cuide deste quadro.

É recomendado que os pacientes utilizem roupas leves e que permitam a execução de movimentos durante a consulta.

x

Reabilitação Fisiotérapica

Sabemos que o objetivo de qualquer programa de reabilitação deve ser a recuperação funcional do paciente, seja com orientação para as atividades de vida diária ou no plano de exercícios. No entanto, para o restabelecimento funcional de forma definitiva é preciso a intervenção nas verdadeiras causas dos sintomas.

Na FIBRA a reabilitação é feita de forma individualizada após a consulta fisioterápica pela equipe de fisioterapeutas FIBRA, que lançam mão de várias técnicas e ferramentas para resolução do problema dos nossos pacientes.

O atendimento individualizado com acompanhamento do fisioterapeuta torna mais eficiente e duradouro os resultados obtidos na reabilitação, com um menor tempo despendido para resolução do mesmo problema.

x

Fisioterapia Preventiva

A fisioterapia não tem utilidade somente em quadros posteriores à lesão. Utilizando-se de diagnósticos, é possível encontrar locais de sobrecarga mecânica nas articulações do paciente. Atuações pontuais nestas deficiências produzem um resultado satisfatório e diminuem o risco de lesões no futuro, prolongando carreira atlética e melhorando a qualidade de vida do paciente.

x

Protocolo de Análise Biomecânica de Corrida

Este protocolo mapeia imperfeições na movimento da corrida de um atleta, fator que acarreta o desgaste excessivo do organismo e pode ser fator determinante para o aumento do risco de lesões.

A avaliação biomecânica bidimensional é feita por meio de uma análise da cinemetria da corrida, que se utiliza de fotos e vídeos para identificar os possíveis problemas no movimento. A FIBRA utiliza da tecnologia OPTO JUMP, que captura imagens em alta velocidade, e faz a avaliação utilizando-se de critérios técnicos.

Esta avaliação fornece um panorama completo do movimento de corrida do atleta. É uma ferramenta preventiva de muita eficiência, que reduz o risco de lesões e prolonga a carreira dos atletas.

x

Avaliação de Pisada

O tipo de pisada de um praticante de atividades físicas, seja ele atleta profissional ou amador, é um fator importante de se levar em consideração em um acompanhamento fisioterapêutico atento. Uma pisada com problemas acarreta lesões de alto risco à carreira de um atleta.

Este protocolo avaliativo examina qual é a pisada do paciente (pronado, supinado ou neutro) por meio de filmagens que capturam as imagens em alta velocidade. Além disso, também indica possíveis correções na pisada, que podem ser feitas por meio de modelos de tênis específicos ou por palmilhas proprioceptivas.

x

Avaliação de Retorno ao Esporte

Este protocolo avaliativo examina a presença das principais causas de recidiva lesiva em contextos pós-cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA). É uma processo de análise altamente importante, pois ao se identificar os principais fatores de risco, é possível propor terapias específicas para esta condição, o que reduz drasticamente as chances de reaparecimento da lesão.

Processos de reabilitação da articulação do joelho pós-LCA devem ser tratados com muito cuidado. Uma recuperação mal realizada pode significar a interrupção da prática esportiva, em certos casos, para sempre. Por isso, é extremamente importante utilizar das melhores técnicas neste processo.

x

FMS – Functional Movement Screen

O FMS é uma técnica preventiva de análise muscular utilizada em grandes centros esportivos do mundo. Ela consiste na realização de uma análise de desequilíbrios musculares nos atletas. Esta condição pode causar uma série de lesões futuras, devido às compensações que ocorrem na hora do movimento. Elas acabam gerando mais desgaste e, consequentemente, expõem o atleta a riscos de lesões.

Desta forma, o FMS está abarcado dentro das ferramentas preventivas da fisioterapia.

Dentro de um programa multidisciplinar integrado, estas ações tornam a prática esportiva mais segura e carreira dos atletas mais longeva.

x

Liberação Miofascial

A liberação miofascial é uma técnica de massagem que age na liberação do tecido conjuntivo para soltar as aderências fasciais, e assim possibilitar a recuperação da elasticidade do músculo.

Esta técnica é comumente conhecida como a “massagem para soltar o músculo”. Isso se dá quando o corpo fez grande esforço físico, e o músculo apresenta sinais de cansaço, como enrijecimento, perda de elasticidade, e consequentemente redução na mobilidade.

A massagem, então, “solta” o músculo e reduz os principais sintomas do stress muscular, como as dores, e torna a recuperação mais ágil e segura. Assim, também se diminui a possibilidade de lesões decorrentes do cansaço.

x

EPI - Eletrolise Percutânea Intratisular

O Eletrólise Percutânea Intratisular EPI é uma técnica minimamente invasiva que visa acelerar o processo de recuperação de lesões crônicas tendinosas, ligamentares e/ou musculares.

Utilizando-se de uma agulha de acupuntura, é aplicada uma corrente galvânica no foco lesional em questão, que atua na quebra dos tecidos fibróticos e promove a regeneração local, de forma acelerada.

É extremamente importante que, após a aplicação desta técnica, seja realizada uma série de exercícios que visam o estímulo daquele local. São utilizadas terapias manuais e recursos foto-termo-eletroterápicos.

x

Palmilhas Posturais

As Palmilhas Posturais são órteses que auxiliam na recuperação do equilíbrio corporal. Elas atuam na correção postural ao estimular mecanorreceptores presentes nos pés. Assim, corrigem-se problemas de equilíbrio, postura e movimento, por exemplo. Seu uso ocorre em momentos de recuperação lesional, e assegura um volta rápida e sem riscos à prática esportiva.

A utilização das palmilhas posturais deve ser feita sob acompanhamento médico durante o processo de recuperação. Caso contrário, a prótese perde eficiência e, consequentemente, sua função principal.

Deixe a FIBRA te Ajudar

O Que Nossos Clientes Estão Dizendo?

Pedro Oliveira

Primeira vez que procurei a Fibra foi para tratar dores nos dois joelhos que me acompanhavam ha mais de 15 anos, e estavam começando a limitar meus esportes favoritos (futebol e jiu-jítsu). Confesso que não tinha muita esperança em fisioterapia, devido a outras experiências frustrantes. Porém a tranquilidade e segurança que o Matheus me passou desde o início, e o tratamento intensivo e diferenciado logo levou a excelentes resultados. Em pouco tempo as dores sumiram e voltei a vida que ha tempos eu tinha. Agora rompi o ligamento cruzado, mas confesso que nem me preocupei muito, pois tinha a certeza que um tratamento fisioterápico pré e pós operatório me levariam a normalidade maia uma vez. Fisioterapia esportiva séria, dedicada, e especializada é algo que recomendo a todos meus amigos que não querem limitar-se, e que podem acreditar que nem tudo é curado com remédio ou cirurgia.

Wellerson de Bianco Alves

A Fisioterapia na minha vida Iniciei no esporte em janeiro de 2015, com impressionantes 106 kg. Sem apoio técnico, em 5 meses consegui correr os meus primeiros 10 km, entretanto descobri da pior maneira possível que somos constituídos de músculos dos mais variados nomes e que eles podem doer! Logo após a primeira corrida percebi que estava com a síndrome banda iliotibial ou síndrome do corredor, fato que me impedia de correr e deixava meu sonho de realizar a Volta Internacional da Pampulha 2015 distante. Foram 2 meses complicados, passando por algumas clínicas sem solução. Em julho descobri a Fibra e o Fisioterapeuta Matheus Mardden, a partir deste dia meus problemas começaram a ter fim. Através de um tratamento específico para o meu problema consegui me recuperar em um mês, voltar aos treinamentos e concluir a minha 1° Volta Internacional da Pampulha. Na Fibra eu aprendi que correr é um total ato de desequilíbrio e que assim como os nossos pais nos ensinam nos primeiros passos, precisamos de auxílio para desenvolvermos as nossas atividades físicas sem riscos de lesão ou minimizar estes riscos.

Criciane Costa

Conheci os Profissionais da Fibra após uma lesão na Canela, a famosa Canelite. Estava em período de provas de corridas importantes, e estava desesperada pensando que teria que parar de correr. Iniciei as sessões com o Matheus e logo na primeira sessão já pude sentir a dor começando a desaparecer e na terceira sessão já não sentia mais nada. Exercícios combinados com os mais modernos equipamentos me proporcionaram fazer duas meias maratonas no estilo Trail sem dores e dando o meu máximo ao ponto de subir no pódio nas duas competições. Devo isso ao tratamento e a confiança que Matheus me passou e a nítida importância da fisioterapia preventiva na vida dos corredores. Segurança, força, técnica, resistência muscular, são alguns dos ganhos que tive após o tratamento. Sempre recomento a Fibra aos meus amigos, pois sei que os benefícios são inúmeros e os profissionais de extrema qualidade.

O Que Nossos Clientes Estão Dizendo?

Pedro Oliveira

Primeira vez que procurei a Fibra foi para tratar dores nos dois joelhos que me acompanhavam ha mais de 15 anos, e estavam começando a limitar meus esportes favoritos (futebol e jiu-jítsu). Confesso que não tinha muita esperança em fisioterapia, devido a outras experiências frustrantes. Porém a tranquilidade e segurança que o Matheus me passou desde o início, e o tratamento intensivo e diferenciado logo levou a excelentes resultados. Em pouco tempo as dores sumiram e voltei a vida que ha tempos eu tinha. Agora rompi o ligamento cruzado, mas confesso que nem me preocupei muito, pois tinha a certeza que um tratamento fisioterápico pré e pós operatório me levariam a normalidade maia uma vez. Fisioterapia esportiva séria, dedicada, e especializada é algo que recomendo a todos meus amigos que não querem limitar-se, e que podem acreditar que nem tudo é curado com remédio ou cirurgia.

Wellerson de Bianco Alves

A Fisioterapia na minha vida Iniciei no esporte em janeiro de 2015, com impressionantes 106 kg. Sem apoio técnico, em 5 meses consegui correr os meus primeiros 10 km, entretanto descobri da pior maneira possível que somos constituídos de músculos dos mais variados nomes e que eles podem doer! Logo após a primeira corrida percebi que estava com a síndrome banda iliotibial ou síndrome do corredor, fato que me impedia de correr e deixava meu sonho de realizar a Volta Internacional da Pampulha 2015 distante. Foram 2 meses complicados, passando por algumas clínicas sem solução. Em julho descobri a Fibra e o Fisioterapeuta Matheus Mardden, a partir deste dia meus problemas começaram a ter fim. Através de um tratamento específico para o meu problema consegui me recuperar em um mês, voltar aos treinamentos e concluir a minha 1° Volta Internacional da Pampulha. Na Fibra eu aprendi que correr é um total ato de desequilíbrio e que assim como os nossos pais nos ensinam nos primeiros passos, precisamos de auxílio para desenvolvermos as nossas atividades físicas sem riscos de lesão ou minimizar estes riscos.

Criciane Costa

Conheci os Profissionais da Fibra após uma lesão na Canela, a famosa Canelite. Estava em período de provas de corridas importantes, e estava desesperada pensando que teria que parar de correr. Iniciei as sessões com o Matheus e logo na primeira sessão já pude sentir a dor começando a desaparecer e na terceira sessão já não sentia mais nada. Exercícios combinados com os mais modernos equipamentos me proporcionaram fazer duas meias maratonas no estilo Trail sem dores e dando o meu máximo ao ponto de subir no pódio nas duas competições. Devo isso ao tratamento e a confiança que Matheus me passou e a nítida importância da fisioterapia preventiva na vida dos corredores. Segurança, força, técnica, resistência muscular, são alguns dos ganhos que tive após o tratamento. Sempre recomento a Fibra aos meus amigos, pois sei que os benefícios são inúmeros e os profissionais de extrema qualidade.

Cristiano Marschner

Iniciei o acompanhamento nutricional com a Ora Aline há 5 anos e posso afirmar que foi um divisor de águas na minha vida em termos de saúde e bem estar. As prescrições nutricionais sempre customizadas para se adequarem à minha rotina são sempre minuciosamente estruturadas, fornecendo todos os nutrientes necessários para o alcance dos meus objetivos, tanto estéticos, quanto funcionais, como melhora na disposição e produtividade.

Natália Marinho

Eu sempre sofri do chamado “efeito sanfona”: engordava, procurava alguma dieta, emagrecia, largava a dieta, engordava, procurava outra dieta… Há 2 anos, procurando uma nova dieta, encontrei a Dra. Aline, que me apresentou não uma dieta, mas uma proposta de comer de forma saudável. De gostar de comida saudável! Aos poucos ela me apresentou alimentos para os quais eu torcia o nariz (ainda tem isso, sou muito chata pra comer) e que hoje gosto e até peço pra não tirar do meu cardápio! Sem essa de “não pode glúten”, “não pode carboidrato; “não pode…”; ela simplesmente me ensina a encontrar a melhor opção pra cada ocasião e viver de forma balanceada! O emagrecimento acabou sendo consequência e somente um dos inúmeros benefícios que esse modo de vida me trouxe! Ah, sem falar que ela é uma fofa, divertida e extremamente apaixonada pelo que faz!

Igor Noronha

Dedicada, atenciosa, super caprichosa, carinho com a profissão e principalmente com os pacientes, conhecimento profundo no que faz, sempre atualizada, prescrição nutricional sem modinhas ou alimentos “alienígenas”, prescrição alinhada com o perfil pessoal e profissional, indicação de produtos da época deixando a prescrição super dinâmica, fácil e prazerosa de seguir Já passei por alguns profissionais da nutrição e foi com a Dra. Aline que o resultado veio, claro com os puxões de orelha porque a Dra. é brava, um anjo de pessoa.