Atire a primeira pedra o corredor que nunca teve bolhas nos pés! Essas vilãs dos corredores são muitas vezes o empecilho para os atletas concluírem uma prova, quebrarem um recorde pessoal ou mesmo terminarem um treinamento.

Mas você sabe por que elas aparecem ou mesmo como trata-las? As bolhas são provocadas por um atrito incessante da pele contra o tênis ou a meia, e excesso de calor, umidade, sujeira ou mesmo frio são fatores que podem facilitar o aparecimento delas.

As bolhas são formadas por exudato, um líquido fluído, incolor, que aparece entre a camada interna e externa da pela para proteção contra a agressão externa. A melhor forma de evita-las é PREVENIR!

Após o aparecimento de algumas bolinhas a única coisa que resta é esperar sua cicatrização, segue algumas dicas de prevenção e tratamento.

PREVENÇÃO:

  • NÃO usar tênis novos em provasou treinos longos! Muitas vezes o tênis novo não esta acomodado nos pés, então podem surgir zonas de atrito intenso do calçado contra a pele.
  • Sempre deixar os pés secos durante a corrida! O excesso de umidade pode favorecer o deslizamento dos pés dentro do calçado, por isso é muito importante ter meias que absorvam bem o suor e um tênis com boa ventilação que permita a evaporação.
  • Deixar os pés sempre limpos! Qualquer sujeira ou mesmo poeira é capaz de irritar a pele ocasionando as bolhas.
  • Usar pomadas, talco ou vaselina nos pés para reduzir a umidade ou o atrito.
  • Proteger com esparadrapos pontos sensíveis já existentes.
  • Não utilizar os tênis muito apertados,mas também não deixa-los folgados, apenas firmes.
  • Após as provas ou treinos retire o tênis e deixe o pé respirar.

TRATAMENTO:

  • NÃO estoure as bolhas! As bolhas são respostas a uma agressão feita ao seu corpo, estoura-las pode ampliar o tamanho da agressão e deixa o ferimento suscetível a infecções e atrasar seu retorno ao esporte.
  • Caso as bolhas tenham estouradas o que tem de ser feito é lavar o ferimento com água corrente e sabão antisséptico e proteger o ferimento com curativo de gaze limpa.
  • Evite calçados fechados, caso tenha de usa-los faça um curativo com gaze e algodão para evitar pressão no ferimento.
  • Evite correr nos próximos dias, as bolhas irão cicatrizar em sete dias.

Fica a dica!

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