ATUM SELADO COM GERGELIM

Ingredientes:

  • 1Kg de atum fresco
  • Azeite para untar
  • Pimenta-do-reino em grãos
  • Sal grosso ou flor de sal
  • 200g de gergelim preto e branco torrados

Modo de preparo:

Unte o atum com o azeite. Em uma superfície limpa, misture o sal, o gergelim e a pimenta-do-reino macerada. Enrole o atum untado na mistura até que ele fique todo coberto. Esquente bem uma frigideira grande e coloque um pouco de azeite. Doure o atum por 3 ou 4 minutos de cada lado, ele deve ficar com o centro ainda cru. Sirva em seguida.

GERGELIM

Semente muito comum quando “polvilhada” por cima do pão de hambúrguer, o gergelim vem ganhando o mundo e as mesas da população. Rico em proteínas (3g a cada 15g de gergelim), fibras (1,9g a cada 15g de gergelim), fitoesteróis, ácido oléico (omega 9), complexo B e minerais (cobre, magnésio, fósforo, zinco, calcio e ferro).

A sua quantidade de cálcio pode ser comparada a 150mL de leite integral (147mg calcio em 15g gergelim) e de ferro com 100g de carne de boi (2,2mg ferro em 15g de gergelim).

Auxilia na produção de serotonina (triptofano e tiamina), imunidade (zinco), redução do envelhecimento precoce (antioxidante) e redução do LDL colesterol (fitoesteróis). Além disso, seu óleo ajuda na redução da glicemia e pressão arterial quando ingeridos diariamente.

Apesar de ser encontrado em 2 cores (branco e preto), as diferenças nutricionais são mínimas.

Pode ser consumido na forma de semente, óleo e tahine.

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